16 de outubro de 2020

Sobre Israel, seu significado e propósito

ISRAEL

QUAL É O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DE ISRAEL NA BÍBLIA?


Bandeira de Israel


Israel é um nome usado 2.431 vezes na Bíblia. Está incluído em 34 dos 39 livros do Antigo Testamento e em 13 dos 27 livros do Novo Testamento. Claramente é um nome importante. Mas, afinal, quem é (ou o que é) Israel?


Significado de Israel

O nome Israel é uma combinação das palavras hebraicas para "lutar" e "Deus". De forma que pode ser entendido como “aquele que luta com Deus”. Jacó, neto de Abraão, recebe este nome diretamente de Deus depois de passar a noite “lutando” com Ele:

     “Então, (Ele) disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”


     Gênesis 32.28

Jacó luta com deus

Mais adiante os descendentes de Jacó ficaram conhecidos como o povo de Israel. Aqueles que são identificados com esse nome são o povo de Deus, escolhido para um propósito. Observe aqui, querido leitor, que Israel é o nome de Jacó, mas também é o nome de sua descendência, o povo de Israel.


O Povo de Deus

Mas Israel não é apenas uma família extensa que se tornou uma nação. Isso não os tornaria especiais. Muitas outras nações têm identidade étnica específica. E muitos deles poderiam contar histórias semelhantes de prosperidade e opressão. O que tornou Israel único é que Deus os estava usando para promover seu plano de redenção para a raça humana.

Deus avançou com seu plano chamando o povo de Israel. Quando os chamou não foi porque era um povo forte, ou um povo rico, ou mesmo um povo que O adorava. Nem porque eles eram de alguma forma dignos. Eles estavam longe de ser dignos (como eles provaram mais de uma vez). Israel nem sequer era uma nação, eram escravos no Egito. Deus os chamou porque Ele tinha um plano.

Ele os libertou da escravidão egípcia. Fez um pacto com eles no Monte Sinai. Um pacto no qual Ele prometeu ser seu Deus se eles apenas o obedecessem. Deus os trouxe para uma terra que já estava povoada e permitiu-lhes reivindicá-la como sua. Deus os instruiu a adorar, como viver em comunidade, como ser um povo santo.


O Propósito de Deus para Israel

Então Deus tinha um plano para Israel. Mas qual era o plano? Qual era o propósito Dele ao tirar esse povo da escravidão e fazer deles uma nação? Acompanhe:

1) Deus usou Israel para trazer o Messias para as nações do mundo e a vitória redentora sobre Satanás, o pecado e seus efeitos. Toda a semente de Abraão era para servir de luz para os povos do mundo. Jesus Cristo é o cumprimento do propósito de Israel; 2) Israel teve o papel de dar, defender e preservar as Escrituras. A primeira parte da Palavra foi escrita por Moises e foi adicionado por outros escritores israelitas, historiadores, poetas, sábios e profetas. Assim, o propósito divinamente determinado de Israel era trazer a Eterna Palavra Viva, Jesus Cristo e a palavra escrita inspirada, infalível para todas as nações do mundo.

Uma leitura desatenda das escrituras nos dá a impressão de que Israel falhou, não manteve a aliança com Deus. Como resultado Deus os destruiu como nação, enviou-os para o exílio antes de trazer alguns deles de volta para e recomeçar. Israel é na verdade uma demonstração da natureza humana, apesar de tudo que Deus faz ainda nos rebelamos contra ele.





Referências:
  • Bíblia de Estudo de Genebra
  • https://www.biblestudytools.com/dictionary/israel/
  • https://www.christianity.com/wiki/bible/what-is-the-meaning-of-israel-in-the-bible.html


Assuntos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário