quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tatuagens e a Bíblia

O que a Bíblia diz sobre tatuagem


FAZER TATUAGEM É PECADO?







Confira aqui o que a Bíblia diz a respeito de tatuagens.


Fazer tatuagem é uma prática milenar. Alguns registros históricos indicam que tal prática pode ter mais de 4.000 anos. Em diversas civilizações e por motivos diversos tatuar o próprio corpo é uma característica cultural.

Na idade média a Igreja Católica baniu a tatuagem, considerada prática demoníaca. No judaísmo a tatuagem também não é permitida.

A Bíblia possui no Antigo Testamento uma única referência direta às tatuagens. É certamente a passagem mais lembrada quando o assunto é esse. Ainda assim, há quem entenda que a frase não é muito clara. Em Levítico, na tradução de Almeida Revista e Atualizada:

     “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós”


     LEVÍTICO 19.28


A expressão “pelos mortos” é compreendida por muitos como “em luto”. O que não necessariamente proibiria a tatuagem em outras circunstâncias. Porém, segundo Nelson Dicionário Ilustrado da Bíblia (“Nelson's Illustrated Bible Dictionary's”): “... qualquer tipo de auto laceração ou marcação do corpo foi proibida entre o povo hebreu. Essas marcas foram associadas a cultos pagãos que tatuavam o corpo, enquanto lamentavam seus mortos" (1986). Ou seja, as pessoas se cortavam e desfiguravam seus corpos como forma de apaziguar a ira de seus deuses. Deus não queria que o seu povo se envolvesse nesses rituais pagãos, pois tais práticas levavam as pessoas para longe dele.

Já a expressão “nem fareis marca nenhuma sobre vós” não emprega a palavra tatuagem, o que acaba por permitir outras interpretações. A razão pela qual a palavra tatuagem não aparece no texto pode ser porque simplesmente a palavra não existia em português à época das primeiras publicações da Bíblia. Nosso dicionário Houaiss indica o ano de 1881 como data de surgimento da palavra “tatuagem”, ou seja, bem depois da própria invenção da imprensa por Gutenberg, que permitiu a produção em massa de Bíblias em diversos idiomas.

Já a tradução Reiva-Valera não deixa dúvidas (sua última revisão data de 1995):

     “Não fareis incisões em vossos corpos por um morto, nem imprimireis em vos tatuagem alguma.”


     LEVÍTICO 19.28


Aqui há a referência direta a tatuagem. Da mesma forma que a Authorized King James Version (com última revisão de 1989) traz em inglês a seguinte passagem:

     “You shall not make any cuttings in your flesh for the dead, nor tattoo any marks on you”


     LEVÍTICO 19.28


Aqui também a expressão “tattoo” é empregada claramente.

Para reforçar, apresentamos abaixo a mesma passagem que aparece em uma importante tradução para o português patrocinada pela Liga de Estudos Bíblicos e publicada em 1965 pela Editora Abril:

     “Não fareis incisões em vossa carne por um morto e não imprimireis figuras em vossa carne.”


     LEVÍTICO 19.28

Em março de 2013 na Reunião Anual da Academia Americana de Dermatologia foi divulgada uma curiosa pesquisa que indicada que 1 em cada 3 pessoas que fizeram tatuagem se arrependeram. A revista americana “USA Weekend” publicou um artigo no dia 5 de agosto de 2001 alertando que pessoas tatuadas têm 9 vezes mais probabilidades de serem infectadas com vírus da hepatite C. Colocamos aqui essas informações no intuito de alertar o risco que o corpo é exposto ao se fazer tatuagens. Isso é importante para o cristão que entende a seguinte orientação:

     “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”


     1 CORÍNTIO 6.19-20


Este texto tenta relacionar tatuagens e a profanação do corpo à luz das Escrituras. Entendemos que o conhecimento claro sobre a Bíblia é um poderoso pilar para o fortalecimento da sua fé. Se você, querido visitante, já fez tatuagem, veja as palavras de Jesus a um homem que Ele tinha curado:

     “... não peques mais, para que não te suceda coisa pior.”


     JOÃO 5.14






Referências: 
  • Bíblia de Genebra
  • Bíblia Sagrada tradução Reina Valera - 1995
  • Authorized King James Version
  • A Bíblia - Liga de Estudos Bíblicos - Editora Abril  - 1965


Assuntos relacionados:



Um comentário:

  1. tenho tatuagem mas arrependir espero q meu senhor jesus me perdoe pois fiz sem pencar e nao conhecia apalavra

    ResponderExcluir