terça-feira, 10 de abril de 2012

O Peixe Cristão


O Peixe Cristão

Porque os cristãos usam o desenho de um peixe como símbolo do cristianismo?



Símbolo Peixe Cristão
A palavra grega para peixe é "ichthys". No primeiro século de nossa era, os cristãos fizeram um acrónimo a partir desta palavra: Iesus Christus Theou Yicus Soter, ou seja, Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

O peixe ainda tem muitas outras implicações teológicas, por exemplo:
  • Cristo alimentou 5.000 com 2 peixes e 5 pães
  • Chamou seus discípulos de “pescadores de homens”
  • O batismo nas águas, praticado por imersão na Igreja primitiva, criou um paralelo entre os peixes e os convertidos. Segundo o teólogo e autor cristão do segundo século Tertuliano “Nós, pequenos peixes, segundo a imagem do nosso Ichthys, Jesus Cristo, nascemos na água"

Lápide do terceiro século
Museu Nacional de Roma
Gregos, romanos, pagãos e muitos outros usaram o símbolo do peixe antes de os cristãos. Assim o peixe, ao contrário da cruz, atraia pouca suspeita, tornando-se um símbolo secreto perfeito para os crentes perseguidos. Quando ameaçados pelos romanos nos primeiros séculos depois de Cristo, os cristãos usaram os peixes para marcar túmulos e lugares de encontros, ou para distinguir amigos de inimigos. De acordo com uma história antiga, quando um cristão encontrava um estranho na estrada este desenhava no chão um arco. Se a outra pessoa desenhasse o arco contrário, formando assim o peixe, ambos os crentes sabiam que estavam em boa companhia. O hábito atualmente de usar o peixe cristão em cartões, cartazes e adesivos para carros remontam a essa prática.




Referências: 
  • Elesha Coffman - What is the origin of the Christian fish symbol?
  • http://blog.christianhistory.net


Assuntos relacionados: 


LIVRARIA EVANGÉLICA



PEIXE CRISTÃO

COMPRAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário