sábado, 30 de abril de 2011

Harpa Cristã

Breve Histórico da Harpa Cristã



   
   A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembléias de Deus no Brasil. Ela foi organizada com o objetivo de proporcionar o louvor a Deus nas diversas liturgias da igreja como o culto público, a santa ceia, o batismo, o casamento, a apresentação de crianças, o funeral etc.
Salmos e Hinos
   No inicio de sua historia a Assembléia de Deus usava o hinário Salmos e Hinos, organizado pelos fundadores da Igreja Evangélica Congregacional. Este hinário foi publicado inicialmente na Inglaterra, em 1855. A edição brasileira data de 1861 e era composta por 50 títulos. Esta é a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa e utilizado por diversas denominações. Hoje, com mais de 160 anos, conta com mais de 500 hinos.



Cantor Pentecostal
   Em 1921 foi lançado o Cantor Pentecostal, este já com enfoque em doutrinas pentecostais - distribuído pela Assembléia de Deus de Belém (PA).
Em 1922 foi lançada em Recife (PE) a primeira edição da Harpa Cristã com uma tiragem inicial de mil exemplares, e distribuídas para todo o Brasil. A segunda edição, já como 300 hinos, foi impressa no Rio de Janeiro, em 1923. Já em 1932, a Harpa Cristã chegou a 400 hinos.



Fontes
   O missionário sueco Samuel Nyström é uma dos grandes colaboradores no projeto de composição da harpa. Ele traduziu para o português diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Este trabalho passou por uma revisão e adaptação feita pelo pastor Paulo Leivas Macalão, que acabou sendo reconhecido (merecidamente) como o principal compositor e adaptador do hinário.


Revisões
   Durante muitas décadas a Harpa Cristã foi conhecida pelos fieis como contendo 524 hinos.
Em 1937 a Convenção Geral das Assembléias de Deus editou e imprimiu a primeira Harpa Cristã Com Música.


Harpa Cristã Atualizada
   Em 1979 a Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD) cumprindo resolução da Convenção Geral das Assembléias de Deus - realizou uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã, dando origem à Harpa Cristã Atualizada, lançada em 1992.


Harpa Cristã Ampliada
   Em 1999 foi lançada a Harpa Cristã Ampliada, com um acréscimo de 116 hinos, a “fim de atender todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da Igreja”.
Hoje a Harpa Cristã conta com 640 hinos.





Referência
- Curiosidades da Harpa Cristã de Benaía Vieira de Melo.
- Manual da Harpa Cristã, edições CPAD, 1ª edição, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário